Adaptabilidade: como saber se adaptar às situações de mudanças

Hoje, à medida que a tecnologia e as mudanças constantes redefinem a forma como trabalhamos, as habilidades para se manter e prosperar nos novos mercados também mudaram.

 

Por isso, ganha importância nosso quociente de adaptabilidade (QA) ou simplesmente adaptabilidade. O QA “é indicador de sucesso a longo prazo", diz Natalie Fratto, vice-presidente da Goldman Sachs em Nova York.

 

Para ele, o QA não é somente absorver novas informações e conhecimentos, mas aprender observar o que é relevante, deixando passar o que é ultrapassado e estar em prontidão para mudar.

 

E o profissional que deseja continuar competitivo para o mercado de trabalho precisa desenvolver novas habilidades como a adaptabilidade e a criatividade para propor novas soluções, bem como sua capacidade de comunicação.

Adaptabilidade

 

A adaptabilidade é nossa capacidade de mudar diante novas situações de mudança.

 

Sabemos não é de hoje que “a única constante é a mudança”. A mudança não para de ocorrer em todas as esferas, e ultimamente, ela vem ocorrendo em alta velocidade, sendo impulsionada pela tecnologia e pela lógica digital.

 

Um ex presidente dos EUA certa vez comentou: “a mudança é a lei da vida. E aqueles que olham para o passado ou para o presente, irão com certeza, perder o futuro”.

 

Assim, a competência da adaptabilidade ganha uma importância enorme diante essa circunstância e de novos cenários.

 

Desse modo, um perfil profissional que possui características de adaptabilidade possui:

 

  • Flexibilidade: que é um jeito especial para lidar com diferentes situações

  • Curiosidade; é aquela pessoa que vai em busca das principais novidades

  • Corre riscos: que é a capacidade de enfrentar situações incertas e enfrentamento de mudanças

  • Resiliência: que é a habilidade de superar problemas e dificuldades sem perder seu posicionamento como pessoa.

 

A importância da adaptabilidade na vida profissional

Hoje, já não adianta ter o mais alto nível intelectual, nem o melhor diploma, se você já não utiliza de tudo que aprendeu para se adaptar ao novo cenário de mudanças.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Essa frase é de Charles Darwin, um naturalista britânico, e sua contribuição para a história foi resultado da sua teoria sobre a evolução das espécies a partir de seu livro A Origem das Espécies, de 1859.

É preciso estarmos atualizados para as novas tendências e oportunidades, desaprendendo e reaprendo e propondo novas ideias e soluções inovadoras, dando o nosso melhor em nosso ambiente profissional.

As pessoas mais adaptáveis estão sempre prontas e são capazes de pensar e desenvolver as estratégias mais apropriadas para os desafios do mundo corporativo, em um mercado que também está em constante modificação.

E são elas que serão selecionadas pelo novo mercado de trabalho.

 

Como saber se adaptar as situações sem abrir mão dos seus valores

 

Você já observou que existem em nós alguns padrões que aprendemos quando crianças e durante nossa jornada de vida levamos isso conosco para as diferente situações e decisões?

Estamos nos referindo aos nossos valores. Pois é importante que você tenha bem definidos e conheça seus valores, pois eles vão nortear suas decisões diárias.

E mesmo em um cenário de mudanças como temos hoje, é importante que você não abra mão de seus valores (aquilo que você acredita), sua essência, pois você poderá ser sufocado ou frustrado.

Sendo assim, é importante você aprenda a se adaptar as diferentes situações, inclusive em seu ambiente de trabalho, mas sem abrir mão de seus valores. Tenha coragem e determinação para se adaptar, mas ciente de que, ao mesmo tempo, você estará alinhado aos seus valores.

 

Como desenvolver a capacidade de adaptação profissional

 

Vejamos:

 

Emoções: é necessário conhecer nossos sentimentos e reações, pois eles têm grande impacto em nossas atitudes diante as mudanças.

 

Aprendermos a controlar nossas emoções para nos adaptarmos às situações. É importante saber o que está provocando o desequilíbrio dessas emoções e aprender a controlar seus efeitos.

 

Poder de decidir: que se refere a capacidade de assumir riscos e responsabilidades. Não podemos deixar de tomar uma decisão importante devido ao medo que sentimos no momento. Substitua o medo pela cautela.

 

Passe a considerar o que melhor se adapta à situação em questão.

 

Otimismo: você precisa entender que ter e cultivar pensamentos positivos, ajuda a tornar nossa jornada diária mais fácil. Veja o lado bom da mudança, acredite no poder do novo.

 

Porém, se você pensar de forma negativa, por exemplo, que será demitido, isso cria em você bloqueios que te impede de continuar oferecendo bons resultados.

 

Aprenda com você: se tem uma pessoa que pode fazer por você é você mesmo. Observe seu comportamento passado, presente e se projete para um futuro melhor. Reavalie seus erros e acertos na vida profissional, e você vai notar que já se adaptou muito, em diferentes situações.

 

Veja a mudança como oportunidade: sabemos que sempre será assim, as coisas não seguirão o curso que desejamos. Por isso, encare as novidades não como obstáculos, mas como oportunidade de novos aprendizados.

 

Aprimore suas habilidades de forma que elas estejam alinhadas ao esse novo despertar, ao novo tempo.

 

Seja resiliente: uma pessoa resiliente é aquela que mesmo diante as dificuldades, ela as encara e não desanima ou se frustra. Trabalhe sua mentalidade de forma que diante um grande impacto, você consiga ver formas de superar tudo e de se recuperar se sentindo mais forte para os novos desafios.

 

É questão de treino mental diário.

 

 

Concluindo

Neste artigo você viu sobre adaptabilidade e como saber se adaptar as situações de mudanças.

 

Com você viu, a mudança é uma constante e o profissional que não está mentalmente preparado para enfrentar essas novas situações, dificilmente ele será bem-sucedido em sua

vida profissional.

 

É preciso não abrir mão de nossos valores, mas ao mesmo tempo, identificar como você vai se alinhar às novas exigências do mercado.

 

Você se considera um profissional adaptável? Deixe suas experiências nos comentários pra gente?

Siga-nos nas redes sociais!

©2020 Vamos Subir - Todos os direitos reservado

Vamos Subir

CNPJ 35.234.052/0001-07

Rua dos Pinheiros 870, Pinheiros, São Paulo, 05422-001

oi@vamossubir.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social