Criatividade: uma competência humana muito valorizada pelo mundo corporativo

     

Na antiguidade, acreditava-se que a criatividade tinha uma origem incomum, que era uma dádiva dos deuses. Hoje, principalmente no mundo corporativo, o interesse pelo estudo da criatividade tem aumentado nas últimas décadas.

As tendências mostram que o capital intelectual e a criatividade são importantes fatores na criação, produção e distribuição de bens e serviços em geral.

Além disso, é um atributo que influencia diretamente nos modelos de negócio e gestão, e é uma competência que deve estar cada vez mais inserida e valorizada pelo mercado de trabalho e pela nossa sociedade.

Neste artigo você vai saber mais sobre a importância de desenvolver a criatividade e verá algumas dicas para ser mais criativo.

Por isso, vem comigo para algumas reflexões iniciais!

 

 

As pessoas poderão ser trocadas por máquinas?

 

Existem algumas características fundamentais que não serão trocadas pela automação total, máquinas ou pela inteligência artificial. Apesar de inteligentes, as máquinas não têm a capacidade de desenvolver algumas competências essenciais, como a criatividade humana.

Vale ressaltar que uma forma do homem continuar competindo diante os softwares de inteligência artificial ou das máquinas, pode ser diminuir as desvantagens em relação a isso, com o uso da criatividade e a rapidez na tomada de decisões, por exemplo.

“As pessoas terão de buscar conhecimento e especialização em metodologias (onde se insere a criatividade) que visam trazer agilidade para o desenvolvimento e a aplicação de um produto ou serviço. Caso contrário, poderão ser substituídas por robôs”, alerta Renato Panessa, diretor regional da Globalweb Outsourcing, empresa de manutenção de TI. 

 

A importância da criatividade

 

A criatividade é uma competência distintiva e de valor, com aplicações diversas e como ser definida como a capacidade de uma pessoa imaginar e produzir coisas e conceitos inéditos ou combinados.

Nos moldes de Darwin, no século XIX, surge a ideia de que criatividade é uma das capacidades adaptativas dos seres vivos. E na visão do ser humano, a criatividade é um importante atributo para a resolução de problemas e busca de soluções, através de adaptações bem sucedidas e, por isso, perduram no tempo.

Hoje, para as empresas e organizações no geral, a criatividade é um importante atributo valorizado no profissional, uma vez que é essencial para se criar soluções inovadoras.

 

Como é uma pessoa criativa?

 

Com certeza, uma pessoa criativa é muito importante no desenvolvimento de novas ideias e soluções. Mas como é uma pessoa criativa?

Conforme Csikszentmihalyi, no livro Creativity – Flow and the Psychology of Discovery and Invention), existem 9 qualidades de pessoas consideradas criativas, que são:

  1. elas têm muita energia, mas também, ao mesmo tempo são pessoas quietas e tranquilas;

  2. mostram serem espertas, mas ingênuas em determinados momentos;

  3. têm uma junção de disciplina, ou responsabilidade e irresponsabilidade ao mesmo tempo;

  4. alternam pensamentos de imaginação e fantasia de um lado, e senso de racionalidade em outro momento;

  5. elas mostram acolher as tendências entre extroversão e introversão, simultaneamente;

  6. ora são pessoas humildes, ora são orgulhosas ao mesmo tempo;

  7. são tidas como rebeldes e independentes em vários momentos;

  8. são pessoas apaixonadas pelo trabalho;

  9. a abertura e sensibilidade dessas pessoas criativas as expõem a sofrimentos, mas também a uma elevada quantidade de alegria.

6 dicas de como ser mais criativo

Murilo Gun é palestrante, professor de criatividade e fundador da Keep Learning School.

Para ele, para ser criativo pode ser feito isso:

 

  • Ser criativo nem sempre é criar coisas 100% novas. Ser criativo, muitas vezes, envolve combinar ideias com coisas já existentes, o que ele chama de combinatividade.

    Para ele, é importante ter um repertório de vários assuntos, pois assim, quanto mais diverso for esse repertório, maior será a probabilidade de você conseguir combinar coisas.

    Segundo ele, é importante você se aprofundar também em universos que não sejam aqueles ligados à sua profissão para ter novos inputs.

 

  • Ele chama a atenção para o processo de incubação, que é o processamento inconsciente. Por exemplo, quando você tiver um problema, em vez de ficar muito focado na solução, ele recomenda que você faça outras atividades que não tenham nada a ver com o problema, como por exemplo, ir à academia. 

    Assim, acontecerá um processo inconsciente no seu cérebro, e em seguida, vai haver um insight.

  • Para ele, existe dois tipos de pensamentos, que é o racional e adulto, e o abstrato e infantil. E para ele, nós vivemos com a chave do pensamento racional ligado, e poucas vezes, acionamos o pensamento abstrato que é mais criativo. Daí ele recomenda que acionemos mais esse lado abstrato.

 

  • Outro ponto é que a forma mais criativa de pensar é segundo ele, usar papéis e rabiscos para criar ideias e inovações. O papel é ainda uma ótima ferramenta para desenvolver a criatividade.

    Ele salienta que costuma usar muito a cartolina, canetas coloridas e post-it quando precisa começar um processo criativo.

 

  • Segundo Murilo Gun, às vezes, é preciso mudar o problema para enxergar a solução. E muitas vezes, é preciso questionar: será que estamos focando em resolver o problema certo?

    Quando ele presta consultoria, segundo ele, é proposto para as pessoas essas duas perguntas: “Qual a pior solução para esse problema?” E “qual a solução mais idiota?”

    E nesse momento as pessoas se soltam mais e perdem o medo de falar, gerando soluções mais divertidas e engraçadas. O ambiente precisar estar mais aberto e descontraído para que as pessoas criem.

 

Enfim, para se manter criativo, é preciso pensar e agir fora da caixa, criar o hábito de ser curioso, não muito organizado e sair da sua zona de conforto, se arriscando a novos estímulos e explorar novas condições e desafios de forma contínua.

Siga-nos nas redes sociais!

©2020 Vamos Subir - Todos os direitos reservado

Vamos Subir

CNPJ 35.234.052/0001-07

Rua dos Pinheiros 870, Pinheiros, São Paulo, 05422-001

oi@vamossubir.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social