Empatia: o que é? E, porque você precisa ter empatia?

 

A empatia tornou-se um hábito que precisamos cultivar para ampliar a qualidade de nossas próprias vidas. Além de nos ajudar a tomar decisões melhores e a crescer pessoalmente e profissionalmente.

Em um mundo ou ambiente de negócios cada vez com mais desafios, complexidade e estresse, um profissional que tem empatia tende a se dar melhor em suas relações profissionais.

A empatia vem ganhando cada vez mais espaço entre profissionais diversos como líderes empresariais, políticos, cientistas, professores, dentre outros. Trata-se de ser capaz de se colocar no lugar do outro e entender suas visões, objetivos e senti-las no lugar da pessoa.

Mas você sabe como desenvolver a empatia, ser mais bem visto, e até crescer em seu ambiente de trabalho? É o que você verá neste artigo de hoje.

 

O que é empatia?

Dale Carnegie, em seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, o autor chama nossa atenção para a necessidade de procurarmos ver as situações do ponto de vista de outras pessoas.

Para Roman Krznaric, autor de Empatia: por que é importante e como obtê-la, define a empatia como a identificação psicológica com a experiência empírica e psicológica dos sentimentos e pensamentos e atitudes do outro.

Daniel Goleman, psicólogo e jornalista, em seus estudos sobre inteligência emocional, sugere que o quociente emocional (QE), que traz a empatia como elemento principal, às vezes, pode ser mais importante do que o quociente de inteligência (QI) ou intelectual.

Ter empatia com as situações de outros pode fazer nascer a confiança, levando uma comunicação mais aberta e franca, facilitando para evitar ou resolver conflitos pessoais e direcionando para mudanças construtivas.

 

Por que é importante ter empatia?

Imagine um lugar ou espaço onde todos são egoístas? Ruim, né?

Como vivemos em sociedade, temos que nos relacionar o tempo todos com outras pessoas, não há saída! Até mesmo o veterinário que lida com animais, precisa saber lidar com seu dono, que é uma pessoa.

Dessa forma, a melhor forma de lidar com os outros é através da empatia, nos vendo e nos colocando no lugar de outras pessoas.

Diferente do que muitos pensam, a empatia não significa praticar a servidão, a submissão ou a falta de opinião sobre situações e contextos.

Assim, uma pessoa empática consegue compreender e respeitar a opinião e as condições dos outros.

No contexto profissional, estamos lidando com pessoas com as quais convivemos o tempo todo e que, na maioria das vezes, precisamos procurar respeitar seus valores, seus sentimentos e modo de ser.

A empatia no contexto de trabalho é fundamental para relações de trabalho saudáveis, construtivas e com possibilidades de melhores resultados para a organização como um todo, pois ao final, o que importa é o trabalho em equipe.

Uma equipe com pessoas empáticas tende a se entender melhor, a se comunicar melhor e a compartilhar opiniões e experiências com mais facilidade, chegando a uma solução comum e mais otimizada para a organização.

Dessa forma, quando somos empáticos com os outros, também somos tratados com empatia e respeito, gerando um clima de bem-estar e harmonia, e isso é importantíssimo para nossas relações sociais, nossa imagem e nossa qualidade de vida.

 

Dicas para desenvolver a empatia

A empatia pode ser desenvolvida por meio do esforço de cada um. Vejamos como:

 

  • Autoconhecimento: saiba que para entender o outro, antes você precisa conhecer a si mesmo, reconhecendo e interpretando seus sentimentos e reações.

E entender a si próprio lhe faz compreender que os outros não tem as mesmas motivações, atitudes e valores como os seus.

 

  • Pratique o sorriso: um sorriso dirigido ao outro transmite a ele harmonia, simpatia e confiança. Um sorriso verdadeiro transmitido ao outro é capaz de desarmá-lo, acalmando até os mais raivosos. Pense nisso e sorria!

 

  • Converse com empatia: ao conversar com o outro, demonstre  a ele que você está compreendendo e interessado nele, utilize expressões como “eu entendo”; “te compreendo perfeitamente” etc. Isso faz com que o outro lhe veja como um aliado.

 

  • Deixe o julgamento de lado: evite olhar o outro com base em suas visões pessoas, valores e sentimentos. Fique atento para não taxar o outro, busque compreender o que o incomoda. Quando julgamos erradamente, indiretamente ofendemos o outro.

 

  • Evite o tédio e o cansaço: quando estiver muito cansado ou em estádio de tédio, evite conversar ou se encontrar com pessoas estando nesse estado, pois é quando você poderá passar uma imagem ruim de você mesmo.

 

  • Utilize a linguagem corporal: quando você perceber que o outro precisa de você, de seu apoio, que estiver passando por um momento ruim, utilize de seus gestos corporais para dar um abraço caloroso ou oferecer um segurar de mãos, um olhar nos olhos penetrante e compreensivo. Isso é muito importante no processo empático.

 

  • Se desafie: busque e realize experiências que o faça sair da zona de conforto, aprenda algo novo, uma nova habilidade, um passatempo, um novo idioma, a toca música, doe algo a quem precisa.

    Fazendo isso você estará desenvolvendo em você novas habilidades e com isso, vai haver expansão de sua resiliência e humildade. Um fator chave da empatia.

 

  • Solicite feedback: veja, escute a opinião de outras pessoas sobre você, sobre suas atitudes, isso te possibilita entender quem é você e como você pode reverter atitudes não empáticas, e ampliando sua consciência sobre você mesmo.

 

Enfim, se veja do outro lado, enfrentando o mesmo problema do outro, estando inserido no contexto do outro, e busque descobrir o que de fato pode ser feito por você para tornar a situação melhor!

 

Concluindo

Neste artigo você viu sobre a empatia, que é ser capaz de se colocar no lugar do outro e entender suas visões, objetivos e senti-las no lugar da pessoa. Isso ajuda você a se relacionar melhor, a tomar decisões melhores e a crescer tanto pessoal e profissionalmente.

Ser empático no ambiente de trabalho é fundamental para que você se destaque como profissional, pode acreditar!

Siga-nos nas redes sociais!

©2020 Vamos Subir - Todos os direitos reservado

Vamos Subir

CNPJ 35.234.052/0001-07

Rua dos Pinheiros 870, Pinheiros, São Paulo, 05422-001

oi@vamossubir.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social