Liderança: você possui as qualidades necessárias de um líder?

Uma organização sem uma liderança forte, os problemas quase sempre irão se multiplicar, com baixa sintonia e harmonia entre a equipe, e com efeitos nos resultados da organização.

Afinal, ser líder é assumir o protagonismo em certos contextos, inspirando e influenciando pessoas para o cumprimento de missões e importantes conquistas.

Nisso, liderar a própria vida também é mais que necessário, pois a maior liderança começa em você, é sobre o que você faz para se tornar alguém de destaque e de valor, em qualquer espaço, e no mercado de trabalho.

Hoje, temos um mercado com múltiplas mudanças, com muitos mais desafios às organizações e a todos os profissionais.

Por esses motivos, a ideia desse artigo é abordar sobre a liderança, da necessidade de desenvolver o comportamento de líder e para o contexto em que você trabalha.

 

 

Por que desenvolver a liderança

É muito comum, uma empresa pegar um excelente vendedor, por exemplo, e promovê-lo para gerente de vendas. Ocorre que essas pessoas conhecem a parte técnica de suas funções exercidas e não sabem se portar como líderes, influenciando pessoas para a conquista de resultados satisfatórios.

Por isso, hoje as organizações estão investindo mais para desenvolver verdadeiros líderes, pois eles são fundamentais na conquista de resultados.

Em qualquer contexto é exigida a presença de um líder. E se você souber desenvolver em você essa qualidade, com certeza, você será mais notado e mais cotado para uma promoção de cargo, dentre outras oportunidades.

 

Características de um bom líder

Inicialmente, um bom líder tem características peculiares. Algumas das características de um grande líder são:

 

 

  • Racionalidade: um bom líder tem que ter a expertise de perceber as situações e suas possíveis consequências e tomar as devidas providências, tempestivamente, para que os efeitos de tais situações sejam as melhores possíveis.

    Em dadas situações, o líder deve delegar as atividades conforme as aptidões de cada um da equipe e os objetivos a serem alcançados.

 

  • Comunicação e visão: o líder tem objetivos a alcançar para o bem de todos e da própria organização. Qualquer que seja a organização, sem objetivos a serem perseguidos, ela com certeza não terá bons resultados.

    E, é tarefa do líder é comunicar esses objetivos e distribuir metas e missões para sua equipe. Mas para que esse líder convença sua equipe, é necessário não somente a comunicação verbal, mas sobretudo, transmitir sua melhor conduta pessoal. Segundo madre Teresa de Calcutá, para que uma organização cresça, é preciso ter e articular uma visão de onde se quer chegar e saber convencer o outro, a se envolver com sua visão.  Isso ela chamou de “falar com força”. Para ela, o líder precisa comunicar com paixão e convicção a respeito de sua visão para contagiar a equipe.

 

  • São educadores: o líder sabe das deficiências em que há em sua equipe, e por isso, ele precisa estar sempre pronto para educar sua equipe.  

    Por isso, como dizia Martin Luther King, a função da educação é ensinar a pessoa a pensar intensamente e a pensar criticamente, isso somado ao caráter necessário a ser otimizado em cada indivíduo.

    O bom líder mostra aos seus liderados onde estão errando, mapeia os passos errados, e consequentemente, os resultados de suas ações. E com isso, mostram, num processo educativo, qual o “caminho” a seguir.

    Jesus dizia que não podemos dar o peixe e sim, ensinar a pescar. Isso é questão de direcionar a pessoa para não se acomodar e sair de sua zona de conforto.

    Luther King dizia: suba o primeiro degrau com fé, não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.

 

 

  • Ter paciência: ser líder é ter visão holística e fazer acontecer pequenos avanços todos os dias. Mas para isso, é preciso paciência, um ativo que poucos têm. Hoje, as pessoas vivem numa grande euforia.

    É preciso concentrar em pequenos, mas progressivos esforços, aceitar as críticas e reconhecer as falhas.

    Isso é o que afirma Amy Morin, uma psicoterapeuta e escritora, conhecida por trabalhar a força mental do homem.

    E o líder precisa criar esse senso na sua equipe.

 

 

  • Mentalidade forte: ter uma mentalidade forte é treinar sua própria mente para lidar com as situações inesperadas, as situações que vão contra seus interesses, ter condições de gerenciar a si próprio diante as mais diversas condições.

    É preciso ter uma mente íntegra e disciplinada, pois sabemos que por natureza nossa mente é meio que preguiçosa ou procura o lado mais confortável da situação.

    Uma mentalidade bem trabalhada lhe permite fazer, arriscar mais, mesmo errando, mas que estará pronto para corrigir o erro, seguindo na sua jornada.

 

  • Justiça: outra característica que podemos relacionar é o senso de justiça presente nos grandes líderes, como Jesus, Luther King, Madre Teresa de Calcutá. Jesus era justo com aqueles que lhe seguiam. Ele tratava a todos sem distinção de raça, cor, poder econômico etc. Uma de suas frases muito marcantes é “amar ao próximo como a ti mesmo”, ou seja, Jesus incitava seus discípulos a amar ao outro como ama a si mesmo. Da mesma forma, deve ser o líder, agir para promover a justiça na equipe de modo que trabalhem de forma harmônica e alinhadas aos objetivos traçados.

  • Disciplina: é fazer, fazer acontecer, ter resultados, isso requer disciplina, como todos sabem. Qualquer resultado, na maioria das vezes, vem a longo prazo, e quase sempre demanda muita força de vontade.

    Para madre Teresa de Calcutá, é essencial que se comece a entender que a disciplina é uma prática, e como qualquer prática, ela deve ser repetida com efetividade, e como o tempo, se desenvolve mais habilidades e resistência.

 

 

Concluindo

 

O líder é uma mistura de tudo isso visto até aqui!

 

E não há como negar, o sucesso de uma pessoa está ligado diretamente à capacidade de exercer as qualidades de um líder. De influenciar pessoas...

 

É preciso que você aprenda a desenvolver esses atributos em você para um melhor posicionamento e de modo estar preparado para mais conquistas.

 

E, você já começou a liderar sua vida?

Siga-nos nas redes sociais!

©2020 Vamos Subir - Todos os direitos reservado

Vamos Subir

CNPJ 35.234.052/0001-07

Rua dos Pinheiros 870, Pinheiros, São Paulo, 05422-001

oi@vamossubir.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social