AGENDA DE EVENTOS

DESCOBERTA DE PROPÓSITO

Hoje vamos entender um pouco sobre o tema descoberta de propósito. 

 

Uma vez o Daniel Castanho, fundador da Ânima Educação, um dos principais grupos educacionais do país disse que o ser humano nasce duas vezes, a primeira acontece em seu nascimento e a outra quando descobre seu propósito. 

 

O propósito é diferente de metas e objetivos. O propósito normalmente está ligado a algo maior, a uma causa a qual você está disposto a lutar e defender e não necessariamente está ligada somente a sua carreira, mas também a sua vida. Alguns chamam também chamam o propósito de missão.  

 

A pergunta é: você tem clareza do seu propósito e missão?

Não existe uma fórmula mágica para encontrar ou descobrir seu propósito, mas para você ter sucesso em sua busca, você precisa entender o que te motiva, quais os seus talentos, paixões, se você é bom no que faz ou, em outras palavras, quem você realmente é.

De acordo com Tatiana Sereno, Diretora de RH da Diageo "precisamos entender no que somos melhores, qual é aquele momento que nos completa e nos faz sentir melhor, e assim poderemos entender o que existe por trás disso". Em nossa carreira, precisamos pensar como e onde podemos fazer o nosso melhor, sendo a nossa melhor versão.

Ela comenta que no começo de sua carreira precisou fazer algumas coisas antes de entender o seu propósito. No começo ela fez pesquisas e descobriu a carreira organizacional, fez alguns estágios e iniciou sua carreira. Depois de algum tempo na organização, ela sentiu paixão no que fazia e isso a motivou em seguir adiante e ir atrás de outras oportunidades na área que escolheu. 

Já parou para pensar no que de fato nos motiva? O que faz você acordar todo dia pela manhã e desempenhar (ou procurar) aquilo que mais gosta de fazer? Em nossa busca na descoberta de propósito, precisamos encontrar o que nos motiva. 

 

Nem sempre teremos clareza até mesmo do que nos satisfaz ou motiva e por isso é importante testar diferentes situações. 

 

"Pesquisar diferentes áreas é muito importante para essa descoberta. Pode ser que no começo não seja tão natural quanto pensávamos, pois, não é fácil lidar com diversos fatores que uma uma carreira trás consigo" disse Tatiana. 

Muitas vezes, cobranças internas, falta de resultados esperados, ou pressões dos pais e liderança podem abalar a maioria dos jovens profissionais que não estão tão acostumados com esse tipo de demanda.

Como disse Bruno Nardon em uma palestra para o Vamos Subir: “A vida é um túnel escuro, e com uma pequena lanterna continuamos andando pra frente”. (Palestra com Bruno Nardon). 

No começo da carreira, é comum passarmos por algumas frustrações mas precisamos seguir em frente, amadurecer nosso mindset e buscar o nosso propósito para carreira. Ter um propósito claro vai nos dar uma visão de longo prazo para crescer, nos desenvolver e construir uma carreira de maneira saudável e satisfatória.

 

Como tratamos anteriormente, para que trilhemos corretamente o caminho de nosso propósito, devemos considerar que isso não abrange só um aspecto de nossa carreira mas todos os aspectos envolvidos em nossa vida. 

A Babi Telles, co-founder do 99jobs disse em um evento do Vamos Subir que no processo de descoberta devemos levar em consideração alguns pontos importantes como: 

 

  1. O que eu gosto de fazer, 

  2. O que eu faço bem e que gere valor para as pessoas, 

  3. Quais são meus valores? (Aquilo que acredito), 

Talvez fazer uma lista dessas coisas te traga clareza sobre seu potencial propósito. Este exercício conhecido como Ikigai (que significa razão de viver em japonês) te ajuda a encontrar o trabalho ideal unindo vocação, propósito e impacto.

Mas será que nosso propósito pode mudar ao longo da vida? 

Ana Lígia Bacca da Stefanini comenta que “sim, ele pode amadurecer, ele pode mudar o foco e a medida que o tempo passa, você vai ganhando experiência, vai se desenvolvendo, você também amadurece o seu olhar sobre o seu propósito”.

A descoberta de propósito não é algo que devemos procurar em apenas uma área de atuação de nossas vidas. Muitas pessoas entendem que apenas com aquele emprego, ou status será feliz e terá o sucesso que tão almejado.

 

Bem, de fato, consideramos o sucesso e felicidade um passo muito importante para conseguirmos entender o nosso propósito de vida. Mas para alguns o inverso é verdadeiro, a descoberta do propósito e realização dele é o que leva a felicidade e sucesso. 

 

Além do mais, o sucesso é relativo e tem uma definição diferente para cada pessoa. 

 

Para algumas pessoas, a vida devota a religião ou crença é uma das formas de encontrar essa meta de vida, enquanto para outros, é desenvolver uma carreira e ser CEO de uma empresa. Não existe certo e errado. 

 

Independente de qual seja a sua maneira de procurar seu propósito, queremos deixar claro que este processo é algo unicamente seu. É o seu momento de entender quais são seus gostos, aptidões e o que te faz bem.

 

Caso você acredite que não esteja “maduro o suficiente” neste caminho, não se julgue de maneira tão severa, pois, muitas pessoas não conseguem encontrar tão rapidamente suas respostas e cada um tem seu tempo - mas não perca o senso de urgência, nossa vida é curta e quanto mais clareza você tiver sobre seu propósito mais tempo terá para colocá-lo em prática e performar. 

 

Um passo importante para descoberta de propósito é se acalmar e ter a mente limpa.  De acordo com a professora e palestrante de Harvard, Dorie Clark:

 

“Nossa autocrítica é abastecida por crenças e sentimentos de que somos melhores, ou piores que os outros. Sentir que não somos bons o suficiente (especialmente no trabalho) pode ser doloroso. Enquanto sentir-se superior do que os outros, nos leva a perda de lealdade nos relacionamentos.” Referência.

 

Voltando para nossa realidade, não ter um propósito definido com 20, 21, 22, 23 anos de idade não é o fim do mundo. Porque o processo de amadurecimento de ideias e conceitos, pode ser diferente de uma pessoa a outra. 

 

Às vezes nos enxergar com uma perspectiva similar de outras pessoas pode ser uma forma de amenizar a autocrítica e se equilibrar emocionalmente para buscar seu propósito.

 

Independente do estágio que esteja vivenciando agora, o convidamos a refletir sobre este ponto inicial e começar a sua busca pelo seu propósito - caso não o tenha feito ainda. 

Compartilhamos aqui alguns vídeos que gostamos pra te ajudar na busca do seu propósito: 

Quando ganhamos mais experiência, nosso olhar sobre as coisas muda e assim o nosso propósito de vida também. Fique atento aos conteúdos do Vamos Subir para mais dicas!

Siga-nos nas redes sociais!

©2020 Vamos Subir - Todos os direitos reservado

Vamos Subir

CNPJ 35.234.052/0001-07

Rua dos Pinheiros 870, Pinheiros, São Paulo, 05422-001

oi@vamossubir.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social