Resiliência: para ser bem-sucedido você precisar ser resiliente!

Qual é o perfil do profissional desejado pelas empresas hoje? Você já pensou nisso? O que é ser resiliente?

Afinal, o mercado de trabalho muda todos os dias e as competências do profissional de alguns anos atrás, não se encaixam mais com a atual realidade do mercado.

 

Os profissionais de hoje e do futuro precisam de competências para sobreviver e para serem atraentes aos olhos do mercado. E, adquirir certas competências é um processo para hoje, pois o futuro já chegou!

Destacamos uma competência fundamental para os profissionais do futuro: a resiliência. Será que você já a possui? Descubra isso em nosso artigo de hoje.

 

Segundo Emerson Weslei Dias, coach e consultor de carreira, ser resiliente significa que, mesmo diante de adversidades, o profissional precisa saber lidar com os próprios problemas, encontrar alternativas e enxergar oportunidades para alcançar o seu propósito. As empresas buscam profissionais com esse atributo por acreditarem que eles, mesmo passando por dificuldades, vão superá-las.

 

A resiliência

A palavra resiliência a partir da origem etimológica, vem do latim resiliens, e significa saltar para trás, voltar, recuar, encolher-se, romper.

A resiliência vem ganhando notoriedade nos últimos anos. O conceito passou a ter destaque e virou, até mesmo, uma característica fundamental na vida de muitas pessoas. 

E, você, já reparou para pensar como lida com as adversidades da vida?

Essa questão da resiliência é hoje foco de estudo de diversos profissionais da Psicologia. Isso mesmo: entender a capacidade de uma pessoa se adaptar aos diversos momentos ou fases de sua vida é algo que deve ser analisado.

Dessa forma, o profissional resiliente é aquele que aprende, se recupera rápido, toma decisões rapidamente e que consegue seguir em frente mesmo com as frustrações”, afirma Paula Boarin, mentora de carreira, especialista em marca pessoal e professora nas áreas de Marketing e Recursos Humanos.

Segundo ela, aqueles profissionais que conseguem desenvolver a resiliência conseguem ver nas dificuldades uma oportunidade de crescimento pessoal.

Podemos definir a resiliência de várias maneiras, tais como:

Resiliência é a convicção ou crença de que todas as adversidades podem ser superadas.

A resiliência salva seus sonhos quando bate a vontade de desistir.

A resiliência é um grito de força que mostra às adversidades e momentos de tristeza que nada nos podem derrotar.

 

Mundo corporativo: as vantagens de ser resiliente

O termo resiliência parte da Física para definir a capacidade que alguns materiais têm de absorver o impacto sofrido e retornar ao seu estado original. 

Assim, ao se tratar de comportamento humano no mundo corporativo, a resiliência está ligada à capacidade e a sua habilidade que cada pessoa tem de gerenciar e superar as adversidades em seu ambiente profissional.

É a habilidade de transformar experiências profissionais ruins em aprendizados e oportunidades de mudança, de dar a volta por cima e seguir em frente, empreendendo novas ações e comportamentos mais satisfatórios.

O profissional resiliente, além de suportar a pressão diária de sua área profissional ou de seu chefe, ainda aprende com suas dificuldades e desafios, usa da sua flexibilidade e mentalidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas para os desafios.

 

Dicas para desenvolver a resiliência

Cada pessoa tem uma forma peculiar de lidar com os problemas enfrentados.

Todavia, há pessoas que parecem se “recuperar”, de forma espetacular. A parte boa é que essa habilidade pode ser desenvolvida.

Algumas dicas para desenvolver a resiliência:

 

Ser adaptável

O que é uma pessoa que se adapta? Pessoas consideradas resilientes têm uma mentalidade para ver diferentes pontos de vista. Assim, essas pessoas conseguem se adaptar às diferentes condições através de novas condutas e pequenos ajustes. 

É “buscar, ressignificar, ou seja, ver a vida de outra forma”.

Afinal, é mais fácil para nosso cérebro, em situações ruins, focar apenas no lado ruim. Com isso, trabalhar nosso lado psicológico para ver o “a outra perspectiva” é um treino mental diário que deve ser feito para se tornar mais resiliente. 

 

Tenha atitudes assertivas

Em muitas vezes, é necessário trabalhar atitudes positivas e assertivas.

Desse modo, ao invés de se deixar ser tomado pela negatividade, as pessoas resilientes procuram uma solução para o problema, buscam entender melhor o problema e aprendem e crescem com essas situações.

 

Tire a melhor experiência

Ser resiliente é a habilidade de, mesmo com experiências negativas, conseguir aprender grandes lições.

Assim, numa condição ruim ou complicada, é preciso não focar em questões, como:

quem é o culpado de tal situação?

por que foi acontecer justo comigo?

Se colocar numa posição de vítima não ajudará em nada, apelo contrário. Sendo assim, a pessoa resiliente costuma se posicionar para poder tomar atitudes diferentes quando ocorrer situação semelhante. 

 

Libere o stress

É preciso procurar buscar se conhecer e aprender formas de se desfazer de sentimentos negativos.

Algumas formas interessantes para lidar com a tensão é por meio de meditação diária, ao menos duas vezes ao dia, da prática de hobbies e esportes ou outras formas de expressão, tais como escrever, rabiscar algo... 

 

Confie em si

Procure trabalhar em você a autoestima e a autoconfiança. Você pode começar assim:

liste num papel e reconheça suas qualidades;

acreditar em si mesmo, que você pode;

se olhe no espelho e aprenda a se admirar;

saber se amar.

 

Desenvolver a autoconfiança traz diversas vantagens para a vida pessoal e profissional das pessoas, tais como:

para alcançar objetivos e metas;

ter maior produtividade no trabalho;

sabe gerenciar melhor e aceitar as críticas;

tem mais satisfação consigo mesmo;

ser mais calmo em diversas situações e com paz interior.

 

Busque apoio

Ter em quem se apoiar para conversar, se abrir, como a família e amigos, são importantes formas de desenvolver a resiliência. É uma forma de encontrar forças saudáveis de apoio para tranquilizar e apoiar em vários momentos. 

 

Concluindo

Sem dúvidas, o mercado para os profissionais continua competitivo e diversos desafios vão também continuar existindo, por isso, é importante se preparar desde já, desenvolver e colocar essas características em prática: a resiliência.

Nenhum profissional é bem-sucedido sem ter resiliência.

Essa habilidade você consegue enxergar em si mesmo? E qual outra habilidade acredita que precisa desenvolver?

Deixe pra gente nos comentários!

Siga-nos nas redes sociais!

©2020 Vamos Subir - Todos os direitos reservado

Vamos Subir

CNPJ 35.234.052/0001-07

Rua dos Pinheiros 870, Pinheiros, São Paulo, 05422-001

oi@vamossubir.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social