top of page

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

O Vamos Subir entrevistou o presidente da Franklin Covey no Brasil, Paulo Kretly, e na nossa conversa falamos sobre os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes com foco nos jovens.

Quer conhecer um pouco mais sobre esses hábitos e saber como você pode ser o líder da sua própria vida? Continue lendo e se inscreva no link ao final do artigo.

......................................................................................................................................................................................................................................................................

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, segundo Paulo, são lições poderosas para transformação pessoal. É um livro que dá um direcionamento para o indivíduo, não apenas para sua vida profissional, mas também para a vida pessoal.

Paulo diz: "Os 7 hábitos mudam o comportamento das pessoas? Na minha opinião ele muda o paradigma, que é a maneira na qual você enxerga as coisas, cada pessoa tem um paradigma diferente e ele é como se fosse um mapa mental, nos dá uma direção e faz com que cada um seja o líder da sua própria vida."

Existe uma citação que diz:

"Se você não liderar a sua vida, alguém o fará por você"

"Os 7 hábitos dá essa possibilidade pra você liderar a sua própria vida. Essa é a diferença da visão que o Dr. Covey nos ensina", diz Paulo.

......................................................................................................................................................................................................................................................................

Vamos então entrar nesses 7 hábitos e abordar cada um deles:

  • Hábito 1: Seja Proativo;

Ser proativo é o contrário de ser reativo. O proativo é aquele que responde de maneira baseada no princípio do respeito e da responsabilidade, ele assume a responsabilidade por aquilo que faz. Entre um estímulo e uma resposta existe um espaço, e nesse espaço você tem o direito de escolher a sua resposta.

O indivíduo proativo tem uma visão totalmente diferente do mundo. O Dr. Covey nos ensina: "Você tem que ser o protagonista da sua vida, o responsável da sua vida". Podemos então resumir o primeiro hábito como: assuma a responsabilidade!

  • Hábito 2: Comece com o objetivo em mente;

Onde vou estar daqui 5, 10 ou 15 anos? Quais são as pessoas das quais eu gostaria de me cercar? O que eu tenho feito hoje que me prepara para o amanhã?

Começar com o objetivo em mente é o hábito da visão e missão, é pensar no planejamento a longo prazo. Ao decidirmos como será o planejamento de todas as coisas das nossas vidas e colocamos isso em prática, estamos começando com o objetivo em mente.

  • Hábito 3: Primeiro o mais importante;

Esse é o hábito da priorização, que significa: colocar em primeiro lugar as coisas que mais importam na sua vida. Muitos jovens querem fazer tudo e experimentar tudo e deixam algumas coisas importantes de lado, como os estudos ou o conhecimento de uma outra língua para depois, para o futuro. Tem uma frase que diz: "Quando você só faz as coisas que gosta quando é jovem, você vai fazer o que não gosta pro resto da sua vida".

Se você não plantar hoje, você não tem o que colher amanhã. É preciso decidir desde cedo quais são as minhas prioridades a médio e a longo prazo e o que eu quero fazer na minha vida. Colocar em primeiro lugar as coisas que vão fazer diferença na nossa vida é o terceiro hábito.

  • Hábito 4: Pense Ganha-ganha;

O hábito quatro está relacionado ao princípio da abundância. Em todos relacionamentos existe uma troca e temos que colaborar um com o outro. Existem dois elementos em um relacionamento Ganha-ganha: coragem para dizer o que pensa e consideração pelo o que a outra pessoa vai falar.

Não adianta sabermos expressar aquilo que pensamos e não darmos ouvidos para o que a outra pessoa tem para nos falar, relacionamentos e negociações, por exemplo, devem passar por esse hábito para serem eficazes e os dois lados serem beneficiados. O relacionamento pode ser ganha-perde, perde-ganha ou perde-perde mas o correto é: "Ganha- ganha ou nada feito!"

  • Hábito 5: Procure primeiro compreender para depois ser compreendido;

Esse é um dos hábitos mais desafiadores, é o hábito da escuta empática. Empatia é o hábito de se colocar no lugar de outra pessoa e aprender a ouvir, não só ouvir com os ouvidos mas também com a mente e o coração.

Para um relacionamento ser duradouro e significativo em todos os aspectos, nós temos que saber ouvir mais as pessoas com a mente e o coração.

  • Hábito 6: Crie sinergia;

Sinergia significa valorizar as diferenças, não é porquê uma pessoa pensa diferente de você que ela pensa errado. Uma frase do Dr. Covey diz: "Se duas pessoas pensam a mesma coisa dentro de uma empresa, uma delas é desnecessária". O trabalho em equipe é bem mais eficaz do que as mesmas pessoas dessa equipe trabalhando individualmente.

A sinergia não significa um ceder à ideia do outro, mas sim os dois indivíduos juntos procurarem ver uma ideia superior.

  • Hábito 7: Afine o instrumento;

Antes de começar a tocar um instrumento é normal que se afine o instrumento, quando isso não é feito a música fica totalmente fora de tom, e é dessa forma que cada um de nós funciona, como se fossemos um instrumento que precisa ser constantemente afinado. Precisamos estar afinados em quatro áreas: física, mental, espiritual e social (corpo, mente, espírito e coração).

Afinar a mente: estudar, ler bons livros, buscar técnicas melhores na sua área;

Afinar o social: se relacionar com as pessoas na sociedade - amigos e família;

Afinar o físico: ter uma boa alimentação, evitar qualquer tipo de vícios, fazer exercícios físicos;

Afinar o espírito: projetos de serviço, ponderações, trabalho voluntário;

Ao trabalhar constantemente essas quatro áreas estamos afinando o nosso instrumento.

Os 7 hábitos não são adquiridos de uma hora para outra, leva o período de uma vida toda para você desenvolver esses hábitos e ter uma boa prática e bons hábitos nesses 7 princípios. Uma dica importante para os jovens é começar a praticar esses hábitos e princípios desde hoje e durante toda a vida, para sermos não só melhores profissionais, mas pessoas melhores.

Quer aprender mais sobre os 7 hábitos e como praticar cada um deles? Acompanhe os vídeos do Paulo nas nossas redes sociais e compartilhe com os amigos!

Acompanhe o Vamos Subir nas redes sociais e não deixe de receber as nossas novidades em primeira mão, cadastre-se no link abaixo: https://goo.gl/MuHzdt


bottom of page