top of page

5 Dicas Para Economizar Dinheiro e Realizar Metas em 2019


Quando jovens somos muito sonhadores, e grande parte desses sonhos dependem de algo muito importe que é o DINHEIRO.

Quando eu tinha 13 anos decidi realizar meu primeiro grande sonho que era estudar nos Estados Unidos. Digo primeiro, pois ele dependia única e exclusivamente de mim! Incluindo o dinheiro para pagar toda a viagem.

Nesse período consegui enxergar a capacidade que eu tinha em focar e economizar o necessário para conseguir concluir esta meta, e com isso, aprendi atitudes e ações que gostaria de compartilhar com você.

E a primeira dica é:

Sonhe e tenha foco

Como já havia dito, no período em que eu estava me preparando para o intercâmbio eu aprendi algo sobre mim, a minha facilidade em economizar dinheiro. Porém, isso nunca teria acontecido se eu não tivesse uma meta, um sonho. Talvez o que falta para você realmente conseguir economizar dinheiro é, um motivo para o qual você deseje guardar ele. Encontre um motivo que seja importante para você e pense nele todos os dias, ao dormir e ao acordar.

  • Alimentação

A comida é uma grande vilã dos jovens que estão guardando dinheiro, e porquê? A comida é algo social, ou seja, ela tem o poder de juntar as pessoas. Isso faz com que praticamente qualquer lugar que pessoas estão ela também esteja. Minha dica nesse caso é cupons e criatividade. Existem sites que oferecem cupons de descontos para diversos tipos de restaurantes, isso vai te ajudar a gastar menos do que gastaria no preço tradicional.

Não necessariamente você precisa ir em algum lugar pago para se divertir, então vá em eventos gratuitos, está atitude vai te ajudar não só na economia, mas também no seu networking e na comunicação interpessoal.

  • Pague-se Primeiro

Se você já pesquisou dicas para economizar dinheiro, você certamente já ouviu essa expressão “Pague-se primeiro”. Mas o que isso significa? Basicamente ela diz que: Se você esperar ter dinheiro sobrando para economizar, dificilmente irá alcançar a sua meta! Portanto é muito importante que você escolha um valor que vai reservar para realizar seu objetivo, e assim que receber seu salário ou mesada ele deve e ser o primeiro a ser retirado e guardado.

  • Consumo Consciente

Isso sem dúvidas foi o que mais me ajudou a economizar dinheiro para a realização do meu grande sonho. Nunca fui uma pessoa muito consumista, mas nesta época decidi mudar minha maneira de consumir radicalmente, me tornando uma pessoa minimalista, isso foi um processo e acredito que é algo que não tem fim. Não quero dizer que você deve se tornar uma pessoa minimalista também, mas ter um consumo consciente e mudar a forma de enxergar as vitrines e prateleiras, te dará uma sessão muito boa de responsabilidade e controle sobre o seu dinheiro.

Então antes de cada compra, e quando falo compra é qualquer coisa, desde comida a roupas e jogos. Reflita:

Eu realmente preciso disso?

Por quanto tempo isso será útil?

Eu posso comprar isso?

  • Planejamento e visualização

Não importa se será em uma planilha ou em um caderno, você precisa estabelecer datas, valores, listas e pesquisar sobre custos. Muitos jovens têm grandes sonhos e esses sonhos são totalmente possíveis de serem alcançados, mas pela falta de planejamento muitas vezes eles só existem no pensamento. Escolhendo planejar e mudar de estratégia hoje, você garante que irá realizar sua meta. Quando eu estava me planejando, olhava todos os dias as minhas anotações, quantos dias faltavam para eu viajar, vídeos de pessoas que já estavam ou estiveram lá, e com isso eu ia ficando cada vez mais animada e motivada a guardar mais e mais dinheiro. Pois se alguém conseguiu, por que eu não conseguiria?

Eu ouvi por diversas vezes e de várias pessoas as frases:

“Isso é muito difícil!”, “porque você não vai comprar isso?” “Eu acho que sozinha você não consegue”.

Hoje tenho orgulho de dizer que eu consegui ir para os Estados Unidos sozinha! E isso me proporcionou muito mais autoconfiança e um orgulho de mim mesma. E é essa sensação que eu desejo que cada leitor sinta, não apenas no ano de 2019, mas pelo resto da vida. Pois essas dicas não são somente sobre economia de dinheiro, mas na realização de sonhos e na descoberta de capacidade e força que cada um tem dentro de si. Espero ter ajudado!

Nos acompanhe nas redes sociais e se inscreva para receber mais novidades e dicas de carreira: https://goo.gl/MuHzdt


bottom of page