Siga-nos nas redes sociais!

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

"O Futuro é Agora" Palestra de Orlando Cintra para o Vamos Subir

No dia 27 de Fevereiro de 2019, promovemos um SUPER evento com Orlando Cintra vice Presidente Sênior da SAP.

 

A casa estava lotada e além de vários insights o Orlando nos presenteou com uma conversa bem descontraída, e ao término da palestra rolou um bate papo com o pessoal que estava lá. Nosso evento ainda contou com a presença especial de Dominic de Souza - Diretor Comercial para Multi-Setores, Sales Coach e Professor na Sonda, como convidado do Orlando.

 

Já teve uma ideia de que o evento foi maravilhoso não é mesmo? Não pôde comparecer? Não tem problema, aqui vamos contar bastante de como foi essa palestra! Leia até o final e se inspire com a gente.

 

Nosso evento começou com o Orlando falando um pouco sobre a importância da evolução da tecnologia nos dias atuais, sobre as transformações constantes do mercado e das tecnologias e como elas influenciam nosso meio, e de que forma isso é benéfico a nós.

 

Voltamos a citar um dos conselhos mais dados aqui em nosso blog resiliência: a capacidade de se adaptar às mudanças constantes que vivemos todos os dias.

 

 

Voltamos a citar um dos conselhos mais dados aqui em nosso blog resiliência: a capacidade de se adaptar às mudanças constantes que vivemos todos os dias.

 

Com tantos anos de experiência Orlando contou um pouco sobre sua trajetória e quais pontos foram importantes para chegar onde está hoje:

 

Começou dizendo: "Nenhuma carreira é como a outra, ou seja, não é por que o colega do lado está neste momento tendo relativo sucesso, que sua vez não vá chegar"

 

"Família a base de tudo". Na opinião de Orlando, a sua família, pais, esposa e filhos, foram a base para que ele trabalhasse mais e melhor, assim chegando onde chegou. "Não precisamos abrir mão de nossas famílias para ter uma carreira de sucesso". Diz Orlando.

 

"O trabalho é a base de tudo".  Assim como a família, para Orlando, trabalhar enobrece o homem e a mulher, é um meio para alcançar seus sonhos e objetivos, sem o trabalho, seja ele qual for, não podemos construir nada aqui.

 

"O conhecimento formal é muito importante". Para Orlando, não existe esse papo de não estudar, precisa ter uma formação formal sim. Ele ainda acredita que para determinados cargos o conhecimento formal não é só um requisito para a vaga mas para desempenhar a função em si.

 

"O cargo que ocupamos é uma troca entre você e a empresa". Se você só vai de corpo para receber seu salário algo está errado. O cargo (emprego) é uma troca, você oferece algo e é remunerado por isso. Essa troca é uma via de mão dupla, ou seja, se queremos mais, devemos ofertar mais também.

 

 

Quando questionado sobre como foi chegar até onde chegou Orlando foi categórico: "Como um Lego, uma coisa atrás da outra, não é fácil, não existem atalhos. Você precisa saber o que está construindo, peças sobre peças aleatoriamente não levam a lugar nenhum".

 

Orlando ainda citou 4 pontos que para ele são de vital importância e traz como "aprendizados que passarei para meus filhos":

 

1. Será que o futuro é agora?

 

Planejar é importante, agir é vital.

Experimente, cometa erros, tente, faça erros de 10 reais, não de 10 mil reais.

Defina suas metas todo ano, comemore as conquistas.

 

Orlando ainda nos fez ponderar sobre a seguinte questão: Quando você tiver 70 anos, como você quer estar em relação a sua: família, religião, finanças, amigos, profissional, físico, mente e legado?

 

2. Entendi, planejei e farei a qualquer custo.

 

Trabalho em time é essencial. Não é fácil porém você não vai longe sozinho.

Seja seu motor, mas lembre-se que não conseguirá nada sozinho.

Se prepare para o pior, espere o melhor.

 

3. E se eu planejei bem, o que acontece?

 

Serendipidade (acaso). O acaso é real.

Às vezes as coisas não acontecem no momento em que a gente quer.

As coisas acontecem quando tem de acontecer, se VOCÊ estiver preparado.

Procurem estar preparados!!

 

4. A tão falada Liderança.

 

Quais são os líderes que vocês querem ser no futuro?

Um líder não cria seguidores, ele cria outros líderes.

 

Quanta coisa, deu pra sentir um pouco do que foi com o Orlando! Calma aí, ainda tem mais.

 

Como participação especial tivemos o Dominic, confere um pouco do que ele nos falou:

 

"Plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória". Em um momento ou outro de nossas vidas, teremos de colher, se plantarmos coisas boas, colheremos coisas boas, se plantarmos coisas ruins, ainda teremos colheita, não tão boa, mas colheremos algo, e se não plantarmos nada?

 

"Sua maior virtude é o seu maior defeito". Muitas vezes erramos por excesso, por fazer tão bem algo, ou executar tão bem uma tarefa, que deixamos de lado as coisas mais simples que englobam nossa posição. Isso serve para nossa vida e para nossas carreiras.

 

"Quando for líder, dê autonomia". Nunca é pessoal. Você dá autonomia profissional. Se você encarar como pessoal a vida fica difícil.

 

"Procure quem sabe!". Sabe aquela conversa que sempre falamos aqui no blog sobre mentoria? É isso aí, procure se pautar com quem já conhece do assunto, as chances de errar são muito menores.

 

"Treino difícil, prova fácil!"

Se bem praticado, será executado muito bem na hora necessárias.

 

"Use seu estilo"Seja autêntico, seja você mesmo, seja um ótimo profissional, mas não deixe de ser quem você é. Pegando um gancho no que o Dominic disse, quem acompanha nosso blog deve estar careca de ler sobre autoconhecimento. Empregar seu estilo em sua função atual, passa necessariamente por saber qual seu estilo e para saber qual seu estilo, precisa de autoconhecimento.

 

No fim da palestra o tempo foi aberto para perguntas e respostas, quer conferir algumas que selecionamos? Lembrando que as perguntas são feitas ali na hora mesmo por pessoas que participam de nossos eventos, sem definição prévia e as respostas também são dadas no mesmo momento.

 

Qual fator decisivo para te fazer investir em uma startup?

Orlando: O que essa startup está servindo? Quão madura está?  Qual a concorrência? Como a Startup está se saindo no mercado? O brilho do olho do dono da startup faz diferença.

 

Como foi a experiência como líder? Quais dificuldades?

Dominik:  Se coloque em saias justas. Quando existem diferenças você se questiona e começa a somar ideias, várias cabeças pensam melhor do que uma só, dê autonomia.

Orlando: Primeira coisa é você ter dentro da empresa um mentor, alguém que você confia, ele te ajuda. O líder da sua empresa. Ganhe a confiança das pessoas com quem está trabalhando. Bater metas sempre, tem que entregar resultados.

 

Qual dica você pode dar pra quem está ingressando no mercado de trabalho?

Orlando: Se você está começando, tem de olhar pro lado e ver o que as pessoas já estão fazendo e entender o que pode fazer de diferente e de melhor  do que o que já está sendo feito. Se diferenciar naquilo que você faz bem. Alguém sempre está vendo. Você precisa ter valor, agregar valor a si mesmo

 

Dominick: Monte um LinkedIn decente. Escute um podcast todo dia ( com conselhos). As pessoas procuram líderes. Faça um Blog sério, liga isso as duas qualidades. Procure um executivo, se mostre de uma forma estruturada e constante. O processo com que você faz as coisas mostra legitimidade. Mostre quem você é.

 

Mesmo com o sucesso que vocês alcançaram, houve um momento em que quiseram desistir? O que fez vocês continuarem ?

Dominick:  Quando tive R$700.000,00  de dívida quis desistir. O desespero é que você tem de parar e perceber que os problemas acontecem para todos de uma forma diferente, respeite e entenda o outro, ele não vive o que eu vivo.  Quando você perde não quer dizer que você não trabalhou. Um dia após o outro. Se você fez seu melhor é o que basta.

 

Orlando:  Querer desistir faz parte. O que te segura é o propósito. Veja se o que você está buscando é o que você quer. Quem te segura em momentos ruins é família e amigos.

 

E aí, gostou desse conteúdo? Não perca nenhum e fique dentro de tudo o que postamos e compartilhamos, nos siga nas redes sociais.

 

Você sabia que o Vamos Subir ajuda instituições de caridade? Além de promover informação de qualidade de forma gratuita, nós também temos o olhar humanitário e social. Em todos nossos eventos, arrecadamos 1(um) Kg de alimento não perecível por pessoa, que é destinado a uma instituição de caridade escolhida com antecedência por nossa equipe. Então lembre, quando for aos nossos eventos aprender, não esqueça de ajudar a quem mais precisa.

 

#VAMOSSUBIR

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload