Emprego, trabalho, vocação e propósito

20 Aug 2019

Emprego, trabalho, vocação e propósito. Cada uma dessas palavras parece estar diretamente ligada a escolha da carreira ideal, e elas realmente estão. Então para começarmos nossa conversa precisamos definir o real significado de cada uma delas.

 

 

Emprego se refere ao ato ou efeito de empregar, atribuir uma colocação ou função a algo ou alguém. Já trabalho diz respeito a nossa relação com o mundo por meio da atividade produtiva, segundo Alexandre Pellaes, pesquisador do mundo do trabalho. Vocação se trata da capacidade ou interesse natural por quaisquer coisas, nossos talentos. E propósito é justamente o que se quer fazer ou aquilo que se tem intenção de realizar. 

 

Ao analisar seus significados percebemos que trabalhamos muito antes de termos um emprego e que nossos talentos nem sempre vão estar ligados com a função que desempenhamos. Mas percebemos também que nossa relação com o papel que desempenhamos, nas mais diversas áreas da nossa vida, devem estar em harmonia com essas quatro palavras.

 

Numa entrevista para o CBN professional, Alexandre Pellaes, disse que nossa relação com o trabalho é algo único e individual, onde nós precisamos querer, ter um propósito, e colocar nosso desejo em ação, para sair do piloto automático, criar vontade de fazer mais e não apenas pelas recompensas, no caso do emprego, o salário no fim do mês, mas pelo sentimento de realização ao cumprir desafios.  

 

Por meio da ação dizemos ao mundo quem somos. Nosso comportamento é um reflexo de nossos quereres no mundo do trabalho. 

 

Desde pequenos precisamos nos ver como parte organizacionais das relações em que nos encontramos, na família, na escola e depois de um tempo, profissionalmente, precisamos desenvolver atitude de protagonismo desde cedo para que não sejamos apenas beneficiários das situações em que nos encontramos, mas efetivamente parte daquilo. 

 

 

Nosso trabalho é extremamente influenciador de nossa construção pessoal. Por isso é essencial compreender em que tipo de relação de trabalho eu desejamos nos encontrar, a pergunta perfeita seria:

 

"qual faz mais sentido pra mim de acordo com o meu perfil nesse momento?"

 

É sabido que a sensação de pertencimento aumenta os resultado e essa sensação só existirá dentro de nós se o nosso propósito para determinado momento da nossa vida foi descoberto anteriormente. 

 

Alguns passos básicos para essa descoberta são:

 

1 - Estar atento aos seus gostos e competências;

2 - Informar-se sobre mudanças no mercado de trabalho e carreiras profissionais;

3 - Participar de cursos e eventos de capacitação.

 

O Vamos Subir está aqui para te ajudar nesse processo, fica com a gente e confira os nossos conteúdos temos muita coisa esperando por você.

 

Nos siga nas redes sociais e Vamos Subir! 🚀🚀

 

LinkedIn do autor: https://www.linkedin.com/in/emilly-barros-ferreira-256777186/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga-nos nas redes sociais!

©2020 Vamos Subir - Todos os direitos reservado

Vamos Subir

CNPJ 35.234.052/0001-07

Rua dos Pinheiros 870, Pinheiros, São Paulo, 05422-001

oi@vamossubir.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social