Siga-nos nas redes sociais!

©2020 Vamos Subir - Todos os direitos reservado

Vamos Subir

CNPJ 35.234.052/0001-07

Rua dos Pinheiros 870, Pinheiros, São Paulo, 05422-001

oi@vamossubir.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Como se destacar em meio a crise

 

É de conhecimento público que em nosso País estamos vivendo uma recessão profunda nos últimos anos, isso resultou a queda de poder de compra justamente porque as ofertas de empregos formais diminuíram, ou em outras palavras o desemprego cresceu.

 

Recebemos vários jovens em nossos eventos que comentam sobre a dificuldade de conseguir um estágio, um primeiro emprego e que por isso acabam trabalhando como autônomos. É de fácil verificação que a busca pela tão sonhada oportunidade de trabalho tem se tornado cada vez mais complicada.

 

Temos vários profissionais que falam sobre métodos, que facilitam o ingresso no mercado de trabalho apesar da crise.

 

Vamos tratar de alguns pontos que consideramos serem essenciais e que pontuamos aqui no nosso blog outras vezes. É importante que o leitor acompanhe nossos arquivos vivos do “Trilhas” para que possam se inteirar melhor dos assuntos abordados.

 

 https://www.vamossubir.com/o-que-e-o-trilhas

 

Pontuamos aqui 6 pontos que consideramos ser essenciais, em nossa equipe do Vamos Subir, contamos com um profissional da área de RH (Recursos Humanos) que juntamente com a experiência de outros colaboradores do projeto destacaram os seguintes temas para que eu e você possamos nos destacar no mercado apesar da crise. 

Descoberta de propósito: 

 

 

Qual seu propósito na vida? Salvar a Amazônia? Criar uma tecnologia inovadora? Ser uma pessoa destacada no mundo corporativo? Ter tempo para sua família?

 

 

Importante que entendamos que não existe propósito correto, não se trata de uma lista de verificações, o propósito é algo PESSOAL e intransferível. 

 

Pessoas têm propósitos diferentes em suas vidas e isso não as torna melhor ou pior do que outrem, apenas tornam as pessoas únicas. 

 

Uma boa observação é que, existem várias formas de trilharmos nosso caminho.

 

Mas por que é tão importante descobrir meu propósito? Como faço isso?

 

Para saber como descobrir seu propósito recomendo ao leitor que acompanhe nossa página de descoberta de propósito: 

 

https://www.vamossubir.com/proposito

 

Por que é tão importante descobrir meu propósito? 

 

Imagine que você seja um defensor dos direitos dos animais (por exemplo) e trabalhe em um rodeio? O exemplo claro é exagerado, mas ambas coisas não combinam. Provavelmente durante o tempo de serviço prestado você irá se frustrar, experiências sempre são bem-vindas-vindas e servem para nos ensinar muito sobre nós mesmos, mas quando já temos nosso propósito em mente a chance de acertarmos a nossa escolha de carreira é maior ainda. 

Escolha de Carreira:

 

Temos uma página que trata somente sobre escolha de carreiras: 

 

https://www.vamossubir.com/escolha-de-carreira

 

Agora que sabemos a importância de ter o propósito definido precisamos entender a importância de escolher nossa carreira.

 

 

Engenheiros por exemplo podem atuar em diversas áreas dentro de sua formação, utilizemos um engenheiro de produção em nosso exemplo, um engenheiro de produção é um profissional que atua com gerenciamento de processos, projetos, pessoas e recursos, porém também tem habilitação para realizar desenhos, projetos e domina um conhecimento notável da área financeira, como então saber qual carreira escolher? Devo ir para um escritório de projetos? Devo me tornar especialista ou generalista?

 

Uma grande confusão certo? 

 

Pensemos juntos, qual meu propósito? O propósito vai te direcionar para saber que tipo de carreira deve buscar, em nosso exemplo, um engenheiro de produção que tenha como propósito impactar a vida das pessoas de alguma forma, melhorar, facilitar… por meio do seu conhecimento (faculdade) esse profissional decidiu estudar mais sobre gestão de pessoas e se especializar no assunto, e buscar algo em sua área.

 

Assim ele pode gerenciar pessoas e tornar esse processo inovador, provavelmente não teria sucesso escolhendo trabalhar em uma carreira de projetos técnicos.

 Currículo: 

 

Acredite, temos uma página que fala só sobre isso:

 

 https://www.vamossubir.com/construcao-de-cv

 

Eu e você sabemos da importância de um currículo bem feito e atualizado certo? Mas qual o modelo certo? O que devo escrever ou não?

 

Existem diversas formas espalhadas pela internet, nossa sugestão:

 

 Tenha um bom resumo.

 

Você já sabe que os recrutadores analisam centenas de currículos por dia, inclusive os recrutadores levam em média 6 segundos para decidir se um currículo vai ser analisado mais a fundo ou simplesmente descartado.

 

O resumo é exatamente o que prende a atenção do recrutador para passar a barreira dos 6 segundos. Se o currículo não tem resumo, isso dificulta o trabalho do recrutador porque ele tem que ler o currículo inteiro, e muita gente tem currículo com várias páginas, se nada chama a atenção ele passa para o próximo candidato.

 

Pelo fato do resumo se chamar resumo, geralmente o pessoal coloca ali só um apanhado do que já tem na seção de experiências, mas você pode usar o resumo de forma muito mais estratégica e dar um tiro certeiro em cada vaga que aplicar.

 

Você já viu o trailer de um filme e ficou com muita vontade de ver o filme? Use o resumo para criar o trailer da sua carreira, mostre ali todo o seu potencial e você vai encantar qualquer um que leia o seu currículo.

 

LinkedIn:

 

Hoje diversas vagas estão ocultas no mercado, imagina-se que 70% não sejam tão fáceis de se localizar, porém hoje temos a facilidade do LinkedIn.  

 

No LinkedIn diversas vagas são publicadas, temos a chance de nos conectar a pessoas com quem trabalhamos, admiramos e com quem queremos um dia trabalhar, porém, não podemos fazer isso de qualquer jeito. 

 

Nós trazemos uma página que também faz parte do projeto Trilhas, onde tratamos somente sobre LinkedIn: 

 

https://www.vamossubir.com/como-usar-o-linkedin

 

Como o LinkedIn te ajuda a se destacar na crise? Pensemos juntos, os melhores e maiores profissionais estão lá, grandes empresas fazem seu processo de seleção pelo LinkedIn, ter um, bom currículo atrelado a uma boa conta no LinkedIn pode te tornar mais notável.

 

Como ensinado pelo CMO do Mcdonald's - João Branco - Nós precisamos por muitas vezes tomar a atitude, nesse pensamento a dica é:  Solicite recomendações.

 

Isso mesmo, depois de montar um bom perfil no LinkedIn, solicite a pessoas que já trabalharam com você, trabalham, estudaram ou estudam uma recomendação.

 

É importante que os recrutadores visualizem que seus pontos fortes também são reconhecidos por outras pessoas, isso dá embasamento. 

 

Imagina que legal você poder dizer que em seu último emprego as pessoas que trabalharam com você te recomendam?  Isso gera segurança em quem está te avaliando para uma nova vaga.

 

Importante, solicite recomendações verdadeiras, nada inventado. 

 Entrevista de emprego:

 

 Quem nunca ficou ansioso em uma entrevista?

 

 Quem nunca ficou se perguntando o que o analista de RH ficou pensando de mim?

 

 

Também tratamos disso aqui no Vamos Subir e essas dicas são imperdíveis:  

 

https://www.vamossubir.com/entrevista-de-emprego

 

A dica para se destacar no mercado é: Seja profissional em entrevistas.

 

É isso aí, participe periodicamente de processos seletivos, mesmo que já esteja empregado, quanto mais processos participar mais conhecimento terá do que está sendo pedido em sua área ou em uma área de interesse, conhecerá as metodologias e testes utilizados pelas equipes de RH, sabemos que isso tudo demanda tempo, porém é um investimento bom a ser feito, você expande sua rede de relacionamento, abre portas e treina, para que quando surja a vaga tão desejada, você esteja craque em entrevistas e processos e tire de letra.

Networking:

 

Algo interessante é que durante todos os processos que mencionamos temos a oportunidade de nos relacionar com pessoas, pedir sinceramente seus conselhos e opiniões para que nossas escolhas sejam mais assertivas. 

 

Podemos pedir ajuda de alguém que confiamos e/ou admiramos para descobrir nosso propósito e decidir nossa carreira.

 

Podemos pedir a orientação de alguém que trabalhe na área de recursos humanos para elaborar nosso currículo e criar um bom perfil no Linkedin. Utilizamos o Linkedin para expandir nossa rede de relacionamentos de forma pensada, não adianta conectar com qualquer pessoa, a rede de networking deve ser pensada e planejada.

 

Durante processos seletivos temos a oportunidade de nos conectar com diversos profissionais de RH, onde mais tarde podem nos abrir portas que nem imaginávamos. 

 

 A dica é: Faça Networking.

 

Devemos sair da teoria, estude sobre as pessoas, demonstre verdadeiro interesse nelas e em suas histórias, se CONECTE realmente a elas, e absorva o que elas têm a ensinar. 

 

 Nossa página sobre o assunto é bem didática: 

 

 https://www.vamossubir.com/networking

 

Aproveite as dicas, leia nosso blog e se destaque no mercado.

 

E aí, gostou desse conteúdo? Não perca mais NENHUM evento, cadastre-se no site, nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo. #VAMOSSUBIR🚀🚀🚀

 

 

 

LinkedIn do autor: https://www.linkedin.com/in/philippeduartebeltrani/

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload