top of page

Voe baixo!

Ironicamente, a frase "Voar baixo" pode soar contraditória com o nome do Projeto Vamos Subir, mas, garantimos que as diferenças terminam por aí.

No artigo desta semana, trataremos dessa expressão de uma forma um pouco diferente. Com o enfoque principal em como você pode se planejar de maneira mais eficaz, buscar conselhos de pessoas confiáveis e apreciar o momento que está vivendo.

Para muitos a frase “Voar baixo” pode significar muitas coisas, dentre elas: Uma corrida em alta velocidade, ser rápido ao desempenhar uma tarefa com agilidade e qualidade no trabalho ou uma boa nota num trabalho da faculdade.

Como dinâmica especial, vamos adaptar algumas estratégias da aviação comercial, que podem ser muito úteis em nosso dia a dia.

Estão todos prontos? Torre, por gentileza informe para Victor Sierra Uno Nove, que eles estão prontos para livre decolagem de mais um artigo.

  • Planejamento

Em qualquer tipo de viagem o planejamento é essencial, pois, não gostaríamos de nos perder do rumo de nosso destino.

No mundo da aviação comercial não poderia ser diferente afinal de contas um simples plano de voo de um avião possui variáveis e todas elas são consideradas, tais como: o tempo estimado de voo, combustível para atuar em solo, no ar, ou em espera, verificação dos sistemas eletrônicos e hidráulicos, pressurização das cabines dos pilotos e passageiros em uma infinidade de diversos outros checklists que DEVEM ser feitos e checados antes, durante e depois do trajeto.

Agora, se voltarmos à nossa realidade você já se perguntou isso:

“Será que planejo meu dia de maneira eficaz? Considero não apenas ter planos centrais, mas secundários (ou até mesmos terciários) na busca do meu sucesso?” (Definições sobre sucesso em Vamos Subir Trilhas - Escolhas de Carreira).

Fazer algo, só tem uma importância relevante em nossa vida, carreira e relacionamentos quando efetivamente, nos planejamos para buscar nossa meta. Segundo José Roberto Marques, Master Coach renomado, o planejamento é fundamental porque:

“[O planejamento] é fundamental para compreender quais são os nossos pontos de melhoria ou mesmo aqueles aspectos que podem ser potencializados. Deste modo, conseguimos definir, com mais assertividade, quais estratégias adotar e quais os melhores caminhos a seguir em determinada situação.” (Alterações no texto feitas por autor).

  • Comunicação

Nas operações aéreas, a comunicação é essencial para o sucesso e segurança do voo. Muito antes de colocar estas pesadas máquinas nos céus, os membros da tripulação tem conversações quase que intermináveis com controladores de tráfego aéreo no solo, nas aproximações do solo e em pleno voo.

Muitas instruções específicas e importantes são relembradas, como: Condições do vento e da pista e taxiways que o avião deve percorrer o tráfego aéreo, etc.

Na maioria das operações, os pilotos desconhecem o(a) controlador(a) que está suportando o voo, no entanto, sua confiança colocada na equipe de solo é tanta, que essa sinergia traz efetividade para a operação como um todo.

Trazendo de volta para nossa realidade, quem são as pessoas próximas de nós que podem nos ajudar a trilhar para o caminho correto? Você pode incluir nessa lista pessoas como: Seus pais (ou familiares próximos), líderes de sua comunidade, gerentes e superiores em sua empresa de atuação, assim como conexões reais em seu LinkedIn (Veja o que o CMO do McDonald’s João Branco fala sobre Network). Lembre-se que talvez, a opinião e experiência de vida dessas pessoas influentes não mudarão necessariamente sua rota de voo, mas, pode te dar uma base para criar nossos planos de ação e motivação adicional para buscar novos ares.

  • Apreciar o Momento

Para muitos, uma viagem de avião pode ser uma experiência assustadora. No entanto, ao perceberem que é bem mais tranquilo do que pensavam esse sentimento é superado.

A nossa jornada em busca de um propósito, qualificação ou emprego não deve ser diferente. Mesmo que os contratempos nos desanimem, devemos continuar em frente e aplicar de fato todas as frases motivadoras que lemos nas redes sociais.

Um bom avião não estaciona no céu por falta de rota, combustível, ou qualquer outro fator. Então lembre-se que você está decolando e não há motivos para retroceder, esteja preparado para possíveis reajustes na rota e siga em frente.

Olha só parece que a Torre de comando nos autorizou a realizar um procedimento de Low Pass (voo baixo) na pista de pouso. Lembre-se passageiro que esse tipo de operação é muito rara nos aeroportos do mundo e somente feito em situações muito especiais.

Por isso jovem leitor, planeje seus Low passes pelas suas pistas de atuação. Lembre-se de planejar muito bem as rotas que irá passar, mantenha sempre uma comunicação aberta e admire as paisagens que vai passar nessa longa viagem. E claro, não se esqueça do mais importante #VamosSubir!


bottom of page