top of page

Como reagir ao desemprego?

Hoje decidimos conversar sobre algo que tem afetado muitas pessoas em nosso país: o desemprego. Então se você está procurando um emprego, está no processo para mudar de área ou busca uma nova colocação este artigo é para você. Caso você pense que ele não seja especificamente para você, continue lendo mesmo assim, temos certeza que as informações que deixaremos aqui podem ajudar alguém que você conhece.

Recentemente, dados divulgados pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e demonstraram progresso em relação ao desemprego no Brasil, o número caiu para 11,8% mostrando que o país está aos poucos desenvolvendo-se. Junto a essa informação o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgou que no Brasil foram abertas 43.820 vagas de emprego em julho de 2019 e esses dados positivos alinhados com uma boa preparação pode ser o fator chave para agarrar o tão sonhado emprego. Podemos comemorar essa pequena vitória, mas a situação ainda é grave. E por isso atitude e comportamento são fatores importantíssimos para superar essa situação.

 

1. Faça uma análise geral da situação

Muitas vezes estamos no piloto automático e isso nos impede de avaliar bem a situação atual, portanto, o primeiro passo é refletir sobre o motivo que fez você estar desempregado, analise os acontecimentos anteriores com atenção.

Depois disso pense:

"Quais os seus planos para o futuro?"

"Isso está alinhado com o seu direcionamento de carreira?"

"Qual é a missão de vida?"

"O que você está fazendo hoje tem relação com a sua missão?"

"Quais são os seus desejos?"

Pois é, uma boa reflexão sempre nos ajuda a recalcular a rota rumo ao sucesso.

 

2. Networking

Como sabem, a boa e velha indicação pode te ajudar muito quando estiver a procura de um emprego. No Vamos Subir Trilhas temos algumas dicas sobre como fazer um bom networking.

Hoje com a interação na internet temos a oportunidade de ter conexões com pessoas que podem nos ajudar nesse sentido, claro que tudo deve acontecer de maneira natural, mas o LinkedIn é um amigo nesse aspecto e nos ajuda a iniciar o processo.

O olho no olho, a apresentação e a conversa podem te levar a resultados mais eficazes por isso é importante participar de eventos, como os do Vamos Subir, que exploram a parte comportamental, a visão e planejamento para a carreira, que trabalham a motivação com conteúdos e, claro, a experiência de pessoas, isso é realmente eficaz e faz muita diferença. Não somente os eventos, mas as conversas, antes e depois, podem ser bastante proveitosas.

Nos siga nas redes sociais para sempre estar ligado nos próximos eventos.

 

3. Currículo

O seu currículo é extremamente importante, é a sua carta de apresentação, infelizmente, muitas pessoas não deixaram de acreditar no poder que ele têm, mas vamos mudar esse mindset hoje.

A apresentação do currículo deve ser clara e objetiva, e principalmente verdadeira, busque sempre que as informações sejam o mais relevante possível para a vaga que está encaminhando. Confira mais informações sobre como montar um bom currículo no Vamos Subir Trilhas.

 

4. Entrevista

Esse momento é decisivo, o nervosismo e ansiedade podem atrapalhar, mas para que isso não aconteça é importante seguir as dicas do Vamos Subir Trilhas sobre esse assunto.

Estudar a empresa é algo que muitas pessoas não fazem, mas que é de extrema importância. Trazer informações para a entrevista e utilizá-las em momentos oportunos te renderá pontos importantes, recrutadores valorizam o interesse e a proatividade.

 

5. Acredite em você mesmo

Trabalhar o lado emocional é muito importante, isso pode ser a diferença entre conseguir ou não o novo emprego.

Você precisa confiar em você mesmo e no seu potencial.

Realce os seus pontos fortes, lembre-se do seu objetivo, lembre de todas as batalhas que você já travou e ainda está de pé, ou seja, você pode vencer novamente.

Trabalhe o interior sempre confiando em si mesmo e isso vai mudar a forma que o mundo olha para você.

Use e abuse dos conteúdos do Vamos Subir, se inscreva no próximo evento e siga nossas páginas.

Fonte: IBGE / CAGED


bottom of page