top of page

Alcançando a eficiência

Dentre os atributos mais desejados pelos empregadores, a eficiência com certeza está no topo da lista.

Nós escutamos quase que rotineiramente a palavra eficiência, será que sabemos o que ela significa?

A palavra eficiência vem do Latim EFFICERE = realizar, levar a cabo.

Eficiência é a qualidade daquilo ou de quem é competente, que realiza de maneira correta as suas funções.

Bom, já entendemos o que significa, a pergunta a se fazer é: “Eu sou eficiente?”

Temos vários exemplos mercado afora de pessoas que tem um currículo cheio de boas experiências e uma formação acadêmica excelente, mas perdem a posição para pessoas que teoricamente tem uma formação “pior”, normalmente a falta de eficiência é a causa.

Mas como me tornar eficiente?

A resposta é simples: Execute rápido, de forma assertiva e se cubra de quaisquer problemas que possam aparecer.

Por mais simples que seja não é fácil. Vamos abordar alguns pontos que se utilizados e explorados de forma correta vão nos levar a sermos mais eficientes e alcançar resultados melhores.

  • Planeje.

Dificilmente pessoas eficientes não planejam, elas já sabem o que tem de fazer e quando fazer; sabem disso com antecedência. Ganhar tempo tem muito haver com não perder tempo, quem planeja bem, trabalha bem.

  • Seja honesto.

Parece que uma coisa não tem haver com a outra, mas pense bem, tem sim. Temos de ser honestos conosco mesmo, com nosso pares, equipe e superiores. Não podemos mentir sobre nossa situação emocional, física e intelectual, muitas vezes estamos exaustos e tudo bem, ninguém executa bem um processo, serviço ou tarefa sem estar 100% focado, isso exige descanso e alimentação adequadas. Seja honesto consigo mesmo quanto a sua situação, descanse quando precisar, trabalhe arduamente quando sempre que puder e faça.

  • Escute.

Escutar pessoas que trabalham com você e até mesmo mentores, pode ser uma grande saída para elevar sua taxa de eficiência. Muitas vezes estamos tão perto do problema que não conseguimos enxergá-lo, sendo necessária a visão de outros que estão fora do processo em si.

  • Tenha resiliência.

A capacidade de escutar por si só já exige muita resiliência, porém a capacidade de se adaptar rapidamente a situações garante que apesar das mudanças a entrega dos resultados seja mantida.

  • Mostre serviço.

Aquela velha história, quem não é visto não é lembrado. Seja notado, isso fará com que além de tudo cresça mais rapidamente dentro da organização.Mostre interesse em realizar tarefas mais desafiadoras.

  • Cumpra os prazos.

Afinal, ser eficiente já quer dizer que você não deixa as coisa para última hora.

  • Confira as postagens do Vamos Subir.

É isso aí, aqui você confere dicas semanais que vão te ajudar a ser um profissional melhor, não perca nada e não fique de fora!



bottom of page