top of page

Empresas, onde estão?

Novo ano, desafios novos ou antigos? Nossos problemas são problemas novos? Acho que não. Tivemos a chance de nos planejar e traçar metas para o ano de 2020, é bom sempre lembrar que as metas devem ser desafiadoras porem realistas.

Hoje o assunto é “inclusão social”. Isso, mas não vamos falar de política, vamos falar da responsabilidade social das empresas.

Trouxemos alguns dados recentemente sobre a fluência do inglês por parte da população Brasileira, mas existem alguns outros problemas que acometem toda nossa sociedade.

E o que as empresas têm feito a respeito desses problemas?

Nessas festividades, muitas empresas fizeram ações sociais, muito chamativas e bonitas (é verdade), porém, qual seu verdadeiro impacto sobre a sociedade como um todo?

Algumas das campanhas de grandes empresas envolveram doação de comida, brinquedos, roupas etc. SUPER LEGAL, muito válido, é realmente lindo levar “magia” a pessoas que não tem, mas e depois?

Muitas pessoas sem acesso a uma boa educação, boa saúde, sem cultura de qualidade, recebem esses presentes, ficam felizes e voltam a sua realidade... longe das grandes empresas, afastadas do dia-a-dia que cerca funcionários, diretores e população de grandes centros urbanos.

Não seria melhor ofertar educação, capacitação e emprego?

Algo a longo prazo que realmente mude a situação de carência de muitas pessoas?

Pensemos juntos... um jovem sem condições sociais/financeiras, recebe uma empresa multinacional em sua cidadezinha, essa empresa leva até ele um emprego (algo simples como office boy, pequeno aprendiz), oferta curso de inglês, alfabetização, um plano de saúde e o mais importante a cultura da empresa.

Não é um processo simples ou barato, mas o impacto a longo prazo e em grande ou média escala seria visível e transformador.

As empresas utilizam nossos recursos humanos, está na hora de seguirem a onda e entenderem que seu maior ativo são pessoas, pessoas precisam de investimentos, quando a empresa investe em “alguém” ela está investindo em todos nós.

O maior programa social é o EMPREGO.

ENTÃO EMPRESAS, ONDE VOCÊS ESTÃO?


bottom of page