Home Office - Lá vamos nós

Lá vamos nós.

 

Estamos vivendo um momento histórico, com a chegada do COVID-19 muitas mudanças estão ocorrendo no mundo e é claro o mercado precisou se adaptar de algumas formas.

 

Algumas empresas optaram por suspender os trabalhos, outras optaram por adotar medidas mais firmes de controle de acesso enquanto outras optaram pelo Home Office.

 

Mediante ao cenário atual nenhuma das medidas citadas pode ser considerada certa ou errada, cada uma delas com suas particularidades tem seus prós e seus contras; suspender os trabalhos por exemplo é uma medida muito mais drástica que causa uma paralisação até mesmo nas receitas das empresas; queremos tratar nesse artigo sobre o Home Office.

 

O Home Office é tão antigo quanto andar para frente, muitos ofícios são realizados dentro de residências, artesãos, costureiras(os), cozinheiros(as), mecânicos(as), escritores(as) e etc. já exercem suas profissões em casa a muito tempo. Alguns fatores são importantes para isso, no começo muitas pessoas optavam pelo trabalho em casa por não terem condições de arcarem com os custos de um imóvel comercial, além do custo, aqui em nosso país existem diversas barreiras tributárias e jurídicas que tornam o acesso a um ponto comercial dificultoso, dito isso precisamos entender por que o movimento do Home Office tem crescido tanto, mesmo antes do COVID-19.

 

A ideia de grandes escritórios aderirem ao Home Office se dá pelo fato de quem em grandes centros urbanos o trânsito ou deslocamento até os escritórios é caótico, portanto não é raro vez ou outra quando chove, ou existe uma paralisação do transporte público verificar pessoas ficando em casa e realizando suas atividades laborais de lá mesmo.

 

Algumas empresas estabeleceram dias específicos para o Home Office como forma de benefício para seus funcionários, outras utilizam o Home Office como atrativo para capacitação de talentos.

 

O Home Office traz consigo alguns benefícios para as empresas, não só benefícios financeiros, vamos listar alguns aqui:

 

Aluguel de ponto comercial:

 

Uma salinha 4x4 ou um galpão gigante, todas tem custos, normalmente quanto maior o espaço, maior o custo... outras questões como localização, transporte etc. também são levadas em consideração para o cálculo do preço dos imóveis; o  Home Office possibilita as empresas locarem lugares menores ou em outras palavras gastar menos, afinal não precisam que todos seus funcionários estejam todos os dias alocados em um só ponto.

 

Materiais de higiene e escritório:

 

Pois é, esses materiais são essenciais, porém, com menos funcionários alocados o custo de materiais também caí, são menos pessoas precisando utilizar esses recursos todos os dias, parece uma economia boba, mas não é, a longo prazo faz grande diferença.

 

Saúde e meio ambiente:

 

Pessoas estão sendo acometidas por doenças emocionais, stress, depressão, ansiedade, síndrome de Burnout, entre outras; muitas são causadas pelo excesso de pressão, cobrança e problemas. Em média uma pessoa passa 4 horas do seu dia em deslocamento ao trabalho, totalizando 12 horas/dia em função de sua atividade laboral, por mais assustador que seja as 4 horas muitas vezes não são suficientes em centros urbanos. Muitos ficam ansiosos, desesperados até para poder chegar no trabalho e bater o ponto, as pessoas acabam tomando multas por decidirem proceder de forma irregular no trânsito para chegarem cedo ao trabalho e em alguns casos, tomando remédios para poder conter o medo, ansiedade e desespero de não poder perder o emprego.

Com a diminuição da circulação de carros o trânsito obviamente diminui, serviços essencialmente movidos a automotores teriam o privilégio de circular pelos grandes centros sem trânsito, imaginem uma São Paulo livre? Ambulâncias e viaturas com menos tempo de respostas, taxistas e motoristas de aplicativos tendo maior mobilidade? Bom é possível o Home Office pode proporcionar isso.
Sem falar na diminuição da poluição.

 

Pensando em saúde, alguns estudos afirmam que funcionários felizes são mais eficazes, dar 4 horas por dia para uma pessoa é dar felicidade a ela, ela poderá utilizar seu tempo para estudar, ficar com a família e até... dormir!

 

Bom existem "contras" com o Home Office certo? Existem comércios que sobrevivem da movimentação de pessoas, os negócios imobiliários também dependem dos aluguéis... como tratar esses problemas? Bom, não sabemos ainda, mas podemos dizer que precisaremos descobrir... em breve.

Sabemos que trabalhar remotamente não é fácil, mas estamos mais prontos e preparados do que nunca para fazer isso. Vamos trazer algumas dicas para maximizar a produtividade e usar o tempo de maneira sábia trabalhando em casa.

 

Pensando nisto listamos 5 coisas sobre home office e queremos compartilhar com vocês: 

 

1) Comece seu dia mais cedo: 

 

Essa decisão é simples, mas muito poderosa. Chegar no escritório mais cedo envolve toda uma logística, mas começar mais cedo em casa é mais fácil. Faça um teste de começar 30 ou 45 minutos antes tirando da frente qualquer pendência e e-mails na caixa de entrada. Seu dia com certeza será muito mais produtivo. 

 

2) Tenha um espaço dedicado de trabalho:

 

Essa sem dúvidas a decisão mais importante para que o trabalho em casa seja produtivo. Se possível, organize um local para ser seu escritório. Trabalhar na cama ou no sofá nunca funcionou. Evite tudo que possa ser uma distração ou que te traga uma sensação de "não estou no trabalho". 

 

3) Alinhe as expectativas com sua família:

 

Essa é uma das principais dificuldades pra ser produtivo em casa. Fazer com que as pessoas da sua casa entendam que você está lá trabalhando e não de folga é crucial. As pessoas não devem te demandar durante seu trabalho. “Se eu estivesse no escritório, você me demandaria nisso?”

 

 

 

 4) Tenha pausas planejadas durante o dia:

 

Da mesma forma que você para no escritório para tomar uma água ou comer um chocolate, tenha algumas paradas planejadas durante seu dia. Isso te ajuda a espairecer, renovar as ideias e a energia. Nesse tempo de trabalho remoto procure usar essas paradas para abraçar sua família. 

 

 5) Comunique e dê visibilidade:

 

Trabalhar remotamente sempre é um desafio, principalmente em termos de colaboração e comunicação entre os times. Algo que ajuda muito é comunicar tudo e dar total visibilidade do que está fazendo para seus pares, times e liderança. Isso ajuda a mitigar erros de trabalho e percepções.

 

O trabalho remoto nesse momento atual do país vai além do trabalhar de casa. É um compromisso que as pessoas e empresas precisam ter para evitar o contágio do coronavírus e precisamos estar engajados nessa causa. Sabemos dos riscos de um possível colapso no sistema de saúde e econômico caso não façamos nossas partes. Por isso precisamos abraçar essa causa com todas as nossas forças.

 

Sabemos que diante de toda situação desafiadora existem várias oportunidades para aprender algo e nesse momento de quarentena em casa aproveite para aprender aquilo que não teria como aprender indo todos os dias para o escritório, como sua rotina mudou, evolua com ela.

 

Gostou do artigo? Não deixe de nos seguir nas redes sociais.


linkedin.com/in/philippeduartebeltrani

 

linkedin.com/in/flaviogvaliati

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga-nos nas redes sociais!

©2020 Vamos Subir - Todos os direitos reservado

Vamos Subir

CNPJ 35.234.052/0001-07

Rua dos Pinheiros 870, Pinheiros, São Paulo, 05422-001

oi@vamossubir.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social