Qual seu propósito de vida e seus valores? O que você precisa desenvolver para estar alinhado ao que o mercado exige?

     

Hoje, temos hoje um quadro de vida moderna, de velocidade e tudo muda a todo momento, e, muitas vezes, isso faz com que a gente pense que o tempo já passou ou que precisamos ir ainda mais rápido para não perder as oportunidades que surgem, não é mesmo?

E, será que essas oportunidades estão alinhadas aos nossos sonhos e objetivos de vida? E mais: o quão importante é para você realizar os seus sonhos?

Walt Disney, um grande líder da história mundial já dizia: “um dia aprendi que sonhos existem para tornar-se realidade”.

Neste artigo você vai ver um pouco sobre a importância de ter

sonhos, propósitos e metas, e estar preparado para as novas oportunidades do mercado.

 

 

Afinal, o que é um propósito?

Como encontrar e aproveitar o seu propósito? Nesse ponto é importante compreender: o que te motiva? O que te faz levantar da cama todos os dias e animado? E mais, o que você pretende com seu trabalho e o que você busca alcançar? O que o deixa satisfeito, e como isso vai fazer a diferença no seu dia a dia?

Respondendo a essas perguntas, possivelmente, você terá encontrado seu propósito de vida.

Enquanto você não tem um propósito de vida, sua vida vai sendo levada conforme as circunstâncias, e sem um direcionador, fica mais difícil você ser bem-sucedido na vida.

A partir da busca diária desse propósito, é o que faz com que alcançamos nossos sonhos.

A batalha deve ser parte de nosso cotidiano diário. Quando eu digo batalha, são as ações realizadas rumo ao seu propósito, aquilo que você almeja para sua vida.

 

Qual seu propósito de vida? Qual a importância em definir metas?

Saiba que você precisa descobrir qual é seu propósito. Para isso, pense no que você gosta de fazer e como isso pode gerar valor

para as pessoas.

É muito comum que as pessoas desistam dos seus sonhos, pois acreditam que não são capazes de realizá-los, e seguem a vida com uma sensação de frustração. Outras continuam sonhando e …apenas sonhando.

E, já tem algumas que conseguem realizar os seus sonhos.

Mas a verdade é que você precisa ter um propósito a ser perseguido e ter foco. Em seguida, você cria a sua visão pessoal, esta é que te faz sonhar e almejar coisas grandes.

Mas o que te permite alcançar sua visão são suas ações diárias, ou melhor, suas metas que são traçadas e executadas no dia a dia.

 

Conheça seus valores

O que são valores? São preceitos que norteiam nossas decisões e nossa vida. Valores diz respeito à importância que se atribui a algo ou alguma coisa.

Muitas pessoas não sabem ainda quais são seus valores, por isso, precisam desenvolver o autoconhecimento. É preciso que você saiba quais são seus valores.

Por exemplo, se o seu valor pessoal é assegurar condições de segurança, suas decisões certamente não terão como característica correr riscos, se aventurar mais nos negócios etc.

É importante ainda estar aberto a novas ideias, até mesmo como forma de avaliar e revalidar seus valores.

Vejamos alguns tipos de valores muito valorizados:

  • Comprometimento;

  • Desafios diários;

  • Equilíbrio emocional

  • Excelência;

  • Honestidade;

  • Ética;

  • Aprendizado contínuo.

 

Qual desses valores você precisa desenvolver?

 

A importância dos sonhos, objetivos e metas

Primeiro, vamos entender a diferença entre sonho, objetivos e metas:

Sonho: algo que visualizamos, desejamos muito alcançar, aquilo que de fato, trará significado à nossa vida.

Objetivos: aquilo que pretendemos atingir para alcançarmos os nossos sonhos.

Meta: são as ações, o passo a passo, para que você possa chegar lá.

É a partir das imagens que temos em mente que conseguimos construir na realidade, aquilo que nem imaginávamos ser possível.

A visão deve ser o que impulsiona a mudança e nos fazer chegar mais longe.

Afinal, o segredo está em subir um degrau de cada vez, fazer o que tem que ser feito, sempre com a cabeça erguida para o futuro promissor.

Para isso, é preciso o próximo passo: um plano de ação, dentro do qual deve ter metas diárias a serem executadas por você.

 

Tenha um plano de ação

Como visto, sonhar alto faz parte do processo do desenvolvimento pessoal.  Alguns ainda acreditam ser necessário criar grandes planos complexos e elaborados para conseguir de fato materializá-los. É um engano, pois na verdade, o fundamental é que exista, de fato, uma estratégia de ações pela qual possa se guiar.

Muita gente acaba por não fazer nada com medo de falhar em suas tentativas, e isso não pode acontecer. Tenha um plano de ação.

Determine um plano de ação diário e detalhado para alcançar seu objetivo e foque em executar ele.

Comece, não fique esperando as condições perfeitas, o tempo certo, apenas inicie no seu projeto e não pare. Dê o seu melhor.

 

A importância do aprendizado contínuo

Um dos maiores CEOS que conhecemos foi Jack Welch, grande líder corporativo. Ele chegou a declarar que nunca foi um gênio, mas seu maior mérito foi estar aberto para novos aprendizados.

É muito importante que a gente experimente coisas diferentes, que façamos testes, novas atitudes... é preciso e urgente sair da nossa zona de conforto.

Hoje, com os mercados com grandes mudanças, precisamos estar aptos a corresponder ao que o mercado exige.

Com isso, percebemos a importância de aprendermos sempre diante um mundo em constante transformação.

 

Afinal, por que as pessoas são demitidas de seus empregos?

Você sabia? 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental, segundo informações da Page Personnel, consultoria de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão.

Um levantamento da Page Personnel aponta que 90% dos colaboradores são desligados das empresas por conduta inapropriada. 

Renato Trindade, gerente da Page Personnel explica que "O profissional precisa ter uma forte inteligência emocional e buscar novas habilidades, como trabalhar em equipe, respeito ao próximo, inspirar e desenvolver pessoas”.

Muitos executivos acabam sendo atropelados pelo próprio ego e pagando um preço alto, muitas vezes acarretando em demissão”, explica.

 

Lembre-se também que, segundo a revista VOCE S/A, revista focada em Gestão de Carreira, além das habilidades técnicas, muitas vezes é preciso que você desenvolva as famosas soft skills, ou competências comportamentais, para conquistar a o cargo que você deseja.

Dessa forma, o profissional pode ser ótimo do ponto de vista técnico, mas ele precisa também saber se relacionar, conviver com outras pessoas na empresa, respeitar o outro em suas opiniões etc.

Outro ponto é que o funcionário não pode fazer somente o que é esperado dele, ele deve ser proativo e assumir outras responsabilidades.

É muito importante que o profissional esteja comprometido com os propósitos da empresa e sempre busque assumir mais responsabilidades e estar mais comprometido com o negócio.

Siga-nos nas redes sociais!

©2020 Vamos Subir - Todos os direitos reservado

Vamos Subir

CNPJ 35.234.052/0001-07

Rua dos Pinheiros 870, Pinheiros, São Paulo, 05422-001

oi@vamossubir.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social